O que é a Otoplastia?

A Otoplastia é um procedimento de cirurgia plástica que permite alterar o formato, tamanho e posição das orelhas, deixando-as em harmonia com relação a cabeça.

O tipo mais comum de malformação da orelha é a orelha proeminente (abano), e seu significado é evidenciado nos estigmas e problemas psicológicos comuns associados a crianças em idade escolar.

É possível remodelar a cartilagem e aproximar o coxim auricular do crânio fazendo uma pequena incisão na parte posterior da orelha. Este procedimento tem o potencial de restaurar o bem-estar e aumentar a auto-estima em homens e mulheres.

Indicação

Crianças e adultos com orelhas proeminentes (abano).

Resultados

A alteração das orelhas é visível logo após a otoplastia.

Porém, é comum que a orelha apresente edema (inchaço) por vários meses, e quando o curativo/faixa é retirado totalmente – 30 dias após a cirurgia – o resultado fica próximo do definitivo.

O resultado pode ser considerado definitivo após 12 meses.

Preparação para a cirurgia

Os candidatos à Otoplastia devem atender aos seguintes requisitos pré-operatórios:

• avaliação laboratorial;
• avaliação clínica e cardiológica pré-operatória;
• exames de imagem.

pós-operatório

O tempo de recuperação da Otoplastia é em média 5 dias antes do retorno as atividades diárias, tais como escola e trabalho.

A retirada dos pontos levará de 10 a 15 dias, e será feita de forma rápida e indolor.

Após 3 ou 4 semanas pode-se retomar as atividades físicas.

Ele é mantida uma faixa nos primeiros dois dias após a cirurgia para proteger a região operada, que pode ser removida após este período.

É normal sentir algum desconforto no início, semelhante a um pulsar. Para isso, basta tomar os analgésicos prescritos.

É necessário usar a faixa de otoplastia por 30 dias, principalmente à noite e durante o sono, para diminuir o risco de traumas na região. Além disso, é preciso evitar dormir de lado, em cima da orelha, por pelo menos um mês e meio.

Brincos e piercings também devem ser evitados no primeiro mês. Nesse período, também é preciso proteger as orelhas da exposição solar para não afetar o processo cicatricial.