O que é o Explante Mamário?

O Explante Mamário é a remoção da prótese de silicone, tanto por questões de saúde quanto por questões estéticas. 

Ele é feito através de um procedimento cirúrgico, que normalmente, pode ser feito utilizando a mesma cicatriz feita para a colocação da prótese. 

Realizamos o Explante do silicone e a Mastopexia com Lipoenxertia. A chamada Mamoplastia Híbrida.

Indicação

Pode ser necessária a remoção da prótese mamária em decorrência de:

  •  Doenças relacionadas ao implante de silicone, tais como: a Síndrome Asia ( Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes) ou a Doença do Silicone;
  • Contratura capsular;

  • Ruptura da prótese;
  • Reações sistêmicas que podem ocorrer no organismo;
  • Questões estéticas e/ou desejo da paciente.

Resultados

O resultado é imediatamente visível após a cirurgia e geralmente resulta em alta satisfação da paciente.

É comum a mama apresentar edema por vários meses após a cirurgia, e esse edema diminui gradativamente à medida que a mama volta à sua posição final entre o 12º e o 18º mês após a cirurgia.

Preparação para a cirurgia

As candidatas ao Explante Mamário devem atender aos seguintes requisitos pré-operatórios:

• avaliação laboratorial;
• avaliação clínica e cardiológica pré-operatória;
• exames de imagem (mamografia e/ou ultrassonografia mamária). Outros exames podem ser necessários, dependendo das circunstâncias.

Se forem descobertos nódulos mamários, podem ser necessários exames complementares para investigação e confirmação de que são benignos.

pós-operatório

Após o procedimento, a paciente deve ficar em recuperação por cerca de 5 dias. Durante esse período, é fundamental iniciar caminhadas curtas pela casa e usar uma roupa compressiva para reduzir o risco de trombose venosa.

O pós-operatório requer atenção ao movimento dos braços e geralmente é indolor. Durante as primeiras duas a quatro semanas, os braços não devem ser levantados acima da linha das costelas, e qualquer movimento brusco, rápido ou grande com os braços deve ser evitado. Além disso, é melhor evitar levantar pesos ou dirigir durante esse período.

Para obter o máximo de conforto e manter a dor sob controle, use um sutiã cirúrgico por 30 a 60 dias.

A maioria das pacientes retorna às suas atividades rotineiras em 7-10 dias após a cirurgia. Volta a dirigir após 3-4 semanas e as atividades físicas em torno de 60 dias, podendo variar de paciente para paciente.