O que é a Cirurgia Íntima?

Cirurgia íntima ou Labioplastia é a plástica da região genital feminina e pode envolver o tratamento de pequenos lábios como dos grandes lábios vaginais e também do púbis (montanha de Vênus).

Muitas mulheres estão insatisfeitas com sua aparência, vestindo roupas mais reveladoras e podem até sentir desconforto durante os encontros sexuais. Esses inconvenientes podem causar diminuição da autoconfiança ou dificuldade nos relacionamentos.

A Ninfoplastia (ou Labioplastia) é um procedimento utilizado para diminuir o tamanho dos pequenos lábios em pacientes que possuem hipertrofia, ou para aumentar o tamanho dos pequenos lábios.

A redução deve ocorrer de forma a adequar os lábios ao tamanho ideal para proteger a entrada vaginal e manter a lubrificação local.

Indicação

  • Crescimento desproporcional, assimetria ou irregularidade dos pequenos lábios vaginais;
  • Tamanho dos pequenos lábios é maior  do que o tamanho dos grandes, causando desconforto estético ou funcional (durante esportes ou relações sexuais);
  • Mulheres que se incomodam com a aparência da montanha de Vênus e seus grandes lóbulos vaginais.

Resultados

Um resultado significativo já pode ser observado um mês após a cirurgia.

Como em muitas outras cirurgias plásticas, o resultado final será visível seis meses.

Preparação para a cirurgia

Os candidatos à cirurgia íntima devem atender aos seguintes requisitos pré-operatórios:

• avaliação laboratorial;

• avaliação clínica e cardiológica pré-operatória;

• exames de imagem.

Evite depilar a região íntima por duas semanas antes do procedimento para evitar lesões ou pelos inflamados, que podem levar à infecção após a cirurgia.

pós-operatório

A maioria dos pacientes considera um pós-operatório relaxante, e quando as compressas e analgésicos prescritos são usados ​​corretamente, o nível de desconforto no pós-operatório é baixo.

A maioria dos pacientes retorna ao trabalho em 5 a 7 dias e às atividades físicas e sexuais em 30 dias.

Nos primeiros dias, há maior inchaço na região, sendo necessário o uso de compressas e pomadas de gel, além de adequada higiene local com ducha sempre que necessário.

A sutura é feita com fibras absorvíveis que se desfazem após aproximadamente três semanas, por isso os pontos não precisam ser retirados.