O que é a Mama Tuberosa?

Mama tuberosa é a expressão utilizada para tratar de uma série de deformidades mamárias que podem apresentar diferentes características, variando de graus mais leves, até mais avançados. Atinge mulheres jovens, podendo acometer  uma mama ou as  duas.

O nome é devido à semelhança com raízes de plantas tuberosas, e pode também ser chamada de mama tubular.

As mamas tuberosas possuem a presença de um anel fibroso na região das aréolas, fazendo com que o tecido mamário cresça nessa direção. Isso prejudica o desenvolvimento mamário, fazendo com que ela desenvolva o aspecto tubular.

Esta condição não é tão rara quanto se pensa, mas sim pouco conhecida para ser diagnosticada. Desde seu primeiro registro, a cirurgia de correção representou um grande avanço da medicina.

pós-operatório

A cirurgia para correção de tuberosas tem pós-operatório relativamente indolor, mas exige repouso, principalmente com o aparelho nas primeiras semanas.

O paciente deve evitar esforços extenuantes e movimentos com os braços nas primeiras duas a quatro semanas antes de retornar ao trabalho ou escola.

As atividades físicas, como a caminhada, podem ser retomadas após 4 semanas, progredindo gradativamente. No entanto, atividades mais pesadas que exijam movimentos peitorais e braçais, assim como esportes de contato, devem ser retomadas aproximadamente três meses após a cirurgia.

É aconselhado o uso de sutiã cirúrgica pelo período de dois meses, e no primeiro mês o ideal é que um paciente durma de barriga para cima.