O Lifting Facial, também conhecido como Ritidoplastia, é um tipo de cirurgia plástica que visa restaurar a elasticidade da pele e promover o rejuvenescimento facial.
A cirurgia plástica facial tornou-se mais comum à medida que a expectativa de vida aumentou, assim como novas técnicas que resultaram em melhorias significativas nos resultados.
O objetivo dessa cirurgia é reduzir os efeitos do tempo, da exposição solar, da gravidade e do estresse diário na face, que resultam no aparecimento dos sinais de envelhecimento.
Essas mudanças ocorrem de forma gradual e gradual, afetando todos os aspectos da estrutura facial.
Com a idade, as estruturas ósseas do crânio sofrem reabsorção, parte da gordura facial desaparece, os músculos ficam mais flácidos e a pele perde elasticidade. Como resultado, vários sintomas como aumento de rugas e marcas de expressão.
As diversas técnicas existentes, ricas em detalhes individuais, são geralmente realizadas através de incisões que começam na região das têmporas, seguem ao longo das rugas naturais na frente da orelha, e continuam atrás da orelha, atingindo potencialmente o couro cabeludo. A tendência moderna tem sido reduzir as cicatrizes sempre que possível.
Um dos princípios da cirurgia plástica facial de qualidade é o retorno dos tecidos superficiais e profundos da face às suas posições originais, evitando o aparecimento de flacidez e pele artificial. Também temos um resultado mais completo com a adição de procedimentos que melhoram a qualidade da pele, como peelings ou lasers.
A mudança é visível logo após o facelifting, mas devido ao inchaço da face nas primeiras semanas, os resultados ficam mais perceptíveis com a redução desse inchaço, com 2 a 3 semanas indicando uma melhora significativa.
O resultado final costuma demorar de 6 a 12 meses.
Os candidatos ao Facelifting devem atender aos seguintes requisitos pré-operatórios: avaliação laboratorial, avaliação clínica e cardiologia pré-operatória, além de exames de imagem.
Se você fuma, será informado de todos os riscos e aconselhado a parar de fumar por pelo menos quatro semanas.
O período pós-operatório é crítico neste tipo de cirurgia, e vários cuidados são necessários antes que o resultado final seja alcançado.
Após as primeiras 24 horas, aplica-se um tratamento compressivo no rosto, tratando-se apenas cicatrizes se necessário.
Os pacientes submetidos ao lifting facial devem permanecer em repouso absoluto por sete dias, mantendo a cabeça elevada e evitando calor e banhos quentes. É fundamental descansar adequadamente e comer bem durante este período.
O inchaço, “manchas roxas” de sangue infiltrado, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras são sintomas compartilhados por todos os pacientes.
O processo de reabsorção da maior parte do inchaço geralmente leva de 2 a 3 semanas.
A fisioterapia e o uso de faixa elástica no pescoço podem acelerar ainda mais o processo.