O que é a Lipoaspiração?

A Lipoaspiração é uma cirurgia que visa reduzir o volume de gordura em áreas específicas, proporcionando ao paciente um melhor contorno corporal.

Este procedimento remove a gordura localizada usando vários tamanhos e formas de cânulas. Essa gordura é aspirada de forma consistente, evitando o aparecimento de irregularidades e obtendo o contorno corporal desejado.

As áreas mais comumente lipoaspiradas são: abdômen, flancos, dorso, área interna das coxas, culotes, papadas, axilas, braços e perna.

Os melhores resultados da lipoaspiração são obtidos em pacientes com obesidade localizada e não generalizada, porque lipoaspirações grandes são mais propensas a deixar irregularidades no corpo, além de oferecer mais riscos aos pacientes.

A lipoaspiração é usada para perder peso, mas ela oferece mudanças na silhueta corporal e não no peso, além de existir limites seguros estabelecidos em relação ao percentual do peso corporal do paciente e a área tratada.

Indicação

  • Pacientes que apresentam acúmulos de gordura localizada sem nenhum excesso significativo de pele;
  • Pacientes saudáveis ​​e insatisfeitos com a sua silhueta;
  • Pacientes com obesidade localizada que não respondem a programas de dieta e exercícios.

Resultados

Alguns resultados e alterações corporais já podem ser vistos logo após a lipoaspiração, porém, como a região ainda está edemaciada, os resultados ficam mais visíveis após 3 ou 4 meses após a cirurgia.

O resultado final é obtido após o sexto mês de cirurgia, quando ocorre a acomodação total dos tecidos e reabsorção total do edema.

É fundamental manter hábitos alimentares saudáveis ​​e uma rotina regular de exercícios para manter os resultados a longo prazo. Se um paciente ganha peso e não segue as recomendações pós-operatórias, seu resultado cirúrgico pode ser prejudicado.

Preparação para a cirurgia

Os candidatos à lipoaspiração devem atender aos seguintes requisitos pré-operatórios: exames de sangue e liberação cardiológica pré-operatória.

São necessários exames de imagem e estudo radiológico da parede abdominal.

Por se tratar de uma cirurgia para perda de peso, orientamos o paciente a atingir o peso ideal (medido pelo índice de massa corpórea – IMC) antes de ser operado. Dessa forma, pode-se realizar uma análise e planejamento pré-operatório mais preciso, além de realizar uma cirurgia com melhores resultados e adequada segurança do paciente.

Se você fuma, será informado de todos os riscos e aconselhado a parar de fumar por pelo menos quatro semanas.

pós-operatório

A fase pós-operatória é fundamental para alcançar um resultado final de alta qualidade.

É comum o corpo apresentar inchaços e arroxeadas desde o início. Esses sintomas geralmente melhoram em cerca de 21 dias.

É necessário o uso de faixas elásticas compressivas e espumas modeladoras por um período de 30 a 90 dias para maximizar a adesão tecidual e acelerar a absorção do edema (inchaço) e a remodelação corporal.

As sessões de drenagem linfática com um fisioterapeuta especializado devem começar imediatamente após a cirurgia e continuar até que o paciente esteja totalmente reabilitado.

A maioria dos pacientes retorna ao trabalho e à rotina em cerca de 7 a 10 dias e às atividades físicas em cerca de 30 dias.