A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. O Botox, como é mais conhecido, é derivado de uma bactéria e, devido ao seu efeito paralisante em nossos músculos, tornou-se amplamente utilizado na medicina estética.
Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos, a mastigação e outros movimentos faciais pode eventualmente levar aos sinais mais comuns do envelhecimento, as rugas.
A aplicação da toxina botulínica tem como objetivo diminuir ou atenuar a contração de determinados músculos, reduzindo assim a formação de rugas causadas pelo movimento contínuo de nossas expressões.
Quando injetada, causa paralisia musculoesquelética. Sem tensão excessiva, os músculos relaxam, prevenindo ou atenuando o aparecimento de rugas na pele. A toxina também pode melhorar alguns aspectos naturais, como a posição das sobrancelhas ou a correção do sorriso, bem como o aparecimento excessivo da gengiva, conhecido como sorriso gengival.
A imobilidade muscular é temporária, com recuperação da tonia muscular após um período de aproximadamente 4-6 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente.
É recomendável realizar novas aplicações para que seu efeito dure mais tempo.
A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos estéticos como preenchimentos para um resultado ainda melhor.
O resultado poder ser notado após o terceiro dia e levará entre uma e duas semanas para atingir seu potencial máximo. O resultado geralmente dura entre três e seis meses. É recomendável realizar novas aplicações para que seu efeito dure mais tempo.
Pode-se retomar imediatamente suas atividades diárias. A toxina botulínica requer os seguintes cuidados durante as primeiras quatro horas após a aplicação:
• Evitar massagear os locais de aplicação;
• Evitar atividades físicas;
• Evitar exposição excessiva ao sol;
• Evitar deitar-se.